PRESSÁGIO
Presságio, 2024
Alumínio, aço carbono, pintura automotiva e ímãs de neodímio
Ø 1 metro
O interesse pela investigação da luz eventualmente começou a suscitar na artista a curiosidade em relação à sua ausência. Ao contemplar os fenômenos astronômicos que envolvem a privação de luz, iniciou uma imersão nos estudos sobre o Eclipse Solar e suas ramificações na percepção humana, especialmente durante o período da Idade Média.
A observação de que o Sol, fonte de luz, é temporariamente obscurecido, gerando um evento de escuridão parcial, tem sido interpretada de diversas maneiras ao longo da história, muitas vezes como presságios de mudanças significativas. Essas interpretações variaram conforme as culturas e os contextos específicos, mas todas elas ecoavam a profunda reverência e fascínio humano pelo cosmos.
Composta por dois semicírculos, incorporando os princípios da propagação retiniana da luz e um ângulo de 45 graus proposto pela quina, a obra cria uma sobreposição de tons que resulta na ilusão óptica da multiplicação dos círculos à medida que o espectador se movimenta e observa a obra de diferentes ângulos.
'Presságio' é uma exploração dos fenômenos astronômicos que envolvem a ausência de luz, combinando elementos de óptica, reflexão e movimento.